Os casamentos surgiram na Roma antiga. Na época, as noivas vestiam algo especial para a ocasião, com flores nos cabelos, que significam a felicidade e espinhos para afastar os espíritos. Ainda seguindo as antigas tradições, as noivas aderiram à utilização do véu, que significava e representava sua honestidade e virgindade.
Ao longo dos anos, mais costumes foram surgindo e muitas noivas acreditam e apostam nestas simbologias para que o grande dia seja ainda mais especial.
Você sabe quais são as tradições que permanecem até hoje?
- A noiva deve usar uma coisa velha, nova, azul e emprestada.
Segundo a tradição, a noiva deve utilizar no dia do seu casamento, algo velho, novo, um objeto na cor azul e ainda algo emprestado.
- O objeto velho pode ser um véu, uma joia e ou qualquer outro item que simbolize algo que venha do passado. Esta tradição significa uma ligação com a família.
Objetos de família podem fazer parte do look da noiva. |
- A peça nova traz sorte à vida de casada.
- O objeto na cor azul representa a fidelidade e pureza no amor.
Utilize o azul em detalhes para o seu look. |
- O objeto emprestado deve vir de alguma amiga/conhecida/familiar que tenha um casamento feliz, dessa forma a alegria será passada adiante.
- O vestido branco.
Há, hoje em dia, noivas que já não seguem essa tradição. Algumas já estão inovando e se casando com vestidos coloridos.
Porém, o vestido branco ainda é o queridinho e transmite a pureza e a inocência da noiva.
O vestido branco ainda é o queridinho das noivas. |
- Nomes na barra do vestido da noiva.
Essa tradição é uma das mais famosas nos dias de hoje. Não quer que sua amiga fique para titia? Anote o nome dela e pregue na barra do vestido. Dizem que isso atrai o casamento.
Não vale esquecer nenhum nome! |
- O Bem-Casado.
Esse docinho, geralmente, é feito de pão-de-ló e recheado com doce de leite. Ele simboliza a união eterna do casal.
Os Bem-Casados são referência nos casamentos. |
- Jogar o buquê.
Este costume não fica de fora de quase nenhum casamento. Jogar o buquê significa compartilhar a sua felicidade com todos os presentes, principalmente com as amigas. Acredita-se que os gregos e romanos, utilizavam, inicialmente, alho, ervas e grãos nos arranjos, pois afastaria os maus espíritos e garantiria um casamento harmonioso.
Jogar o buquê é um momento super esperado! |
- Chuva de arroz.
Para os chineses e hindus, o grão significa prosperidade, fertilidade, saúde, riqueza e felicidade.
Mas hoje já existem diversas outras formas de celebrar a saída dos noivos, confira aqui no Blog algumas dicas que já demos.
Chuva de arroz. |
- Pérolas.
Dizem por ai que a pérola atrai o azar para noiva que a utiliza. A explicação é que, como a pérola provém de um ser vivo, ela pode atrair todos os tipos de energia.
Porém, há controvérsias! Há quem diga que a pérola representa a transformação, pois ela é o acumulo de vários grãos dentro de uma concha. Após isso, ela é passada por diversas transformações até virar uma linda pérola.
Neste caso, eu acho que a pérola é chique e deve sim ser usada. Elegância pura! A única dica é tomar cuidado com a combinação deste item.
Pérolas! Sinônimo de elegância e sofisticação. |
Veja mais algumas tradições pelo mundo à fora:
- De acordo com a tradição hindu, chover no dia do casamento é sinal de sorte.
- Na Alemanha, a noiva transporta sal e pão em algum bolso para assegurar recompensa. Já o noivo, transporta grãos de cereais, para dar saúde e sorte.
- Na Holanda, planta-se um pinheiro no jardim da casa dos recém casados, símbolo de sorte e fertilidade.
- Na Turquia, antes da noiva sair da igreja ela pede as suas amigas que escrevam o nome na sola do seu sapato. Após a noite de dança, aquele nome que estiver mais gasto será a próxima se casar.
- Segundo os ingleses, o sábado é o dia mais azareto para se casar. O estranho é que é o dia mais escolhido para os enlaces! Eles acreditam que a quarta-feira que atrai sorte.
- No Oriente Médio, as noivas pintam com henna suas mãos e pés para se protegerem do mau-olhado.
- Uma noiva sueca, costuma levar ao altar uma moeda prata, dada pelo pai, e uma moeda de ouro, dada pela mãe. Este costume garante que o dinheiro nunca a faltará.
- As mulheres marroquinas tomam banho de leite antes de se casarem. Este costume representa a purificação.
Mas o que vale mesmo, independente dos costumes e tradições, é ter um casamento feliz e com muito amor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário