12 março 2013

Convites - tire suas dúvidas!

O convite é a forma mais usada e mais delicada para se convidar alguém a eventos mais formais, como casamentos e festas de 15 anos. 
Ele é a primeira impressão que o seu convidado terá da sua comemoração e, portanto deve ser bem escolhido.
Este item não é lá muito barato, mas se você não quer gastar muito, não tem problema, o importante é que ele tenha as principais informações e que respeite algumas regrinhas de etiqueta.
Para a postagem de hoje separei algumas perguntas frequentes sobre o tema: Quando devo enviar? Ele precisa ser o padrão da minha decoração? Quais os pronomes de tratamento usados?

Saiba tudooooo na postagem abaixo.

O que é R. S. V. P?
É uma abreviatura da expressão francesa" Répondez S'il Vous Plaînt", que significa "Responda por favor".
Trata-se apenas de uma confirmação de presença do seu convidado a sua recepção. Essa sigla aparece no final do convite alinhado a esquerda ou em um cartão em anexo ao convite. Este deve conter um número de telefone e prazo para confirmação.
Alguns convites já tomaram a forma "abrasileirada" é a expressão usada pode ser "Favor confirmar presença".
A meu ver, quem realiza a festa não deve contar com isso para fechar a quantidade certa com o Buffet e demais fornecedores. É importante se basear na lista feita para entrega dos convites, pois o costume da confirmação de presença pode não ser muito familiar para algumas pessoas. 

O que são os minicards?
Geralmente são mini convitinhos, em tamanho de 4x6, em média. Você pode utiliza-los como o convite individual da sua recepção ou de lista de presentes (falaremos disso nas próximas perguntas).

O convite precisa combinar com a decoração?
Depende do seu evento. Se ele for temático, obrigatoriamente sim. Esta dica vale mais para as festas de 15 anos. Você tem por obrigação alertar aos seus convidados o que o espera, assim ele poderá se programar melhor em relação a sua roupa.
No caso de eventos que não sejam temáticos, não precisa, desde que ele harmonize com tudo. Não necessariamente ele precisa ter as cores da sua decoração, mas também não fica elegante destoar de tudo que será visto no grande dia.

Devo colocar em meu convite qual o traje do meu evento?
Sim, deve! Esta é a única forma que seu convidado terá de saber o que o espera. Se seu evento for temático e caso você queira que seu convidado vá à caráter, você tem como obrigação informa-lo sobre isso. 
Caso sua festa não tenha tema, ainda assim colocar o traje (esporte, esporte fino, passeio completo, gala), é obrigatório. 

Como saber quantos convites encomendar?
A formula certa é usar a lista de convidados. Feita a lista você deve dividir esse número pela metade e acrescentar mais 20%. Isso é feito, pois a maioria dos seus convidados não receberão convites individuais, e sim por família e ou casal, mas não esqueça que isso pode variar de acordo com a sua lista, por isso ela é importantíssima.

Quanto tempo antes devo entregar o convite?
Em média 2 meses antes do evento. Este prazo é o ideal, pois muito tempo antes às pessoas pode esquecer e muito perto ela já poderá ter outro compromisso. 
Este prazo não é válido para o convite feito a padrinhos e madrinhas. Assim que definido quem serão os escolhidos, eles já devem ser comunicados. Lembre-se que exercer este papel requer ainda mais cuidado, principalmente para as madrinhas que precisam pensar em roupas, sapatos e maquiagem.

Posso anexar cartãozinho com a lista de presente?
Isso é muito relativo. Não é totalmente elegante, mas não existe nenhuma regra que não permita. Depende da proximidade que você tem com seus convidados. O melhor é esperar que o convidado pergunte aos noivos sobre onde a lista está disponível.

Quais são os pronomes utilizados em convites?
Isso vai depender da sua proximidade com cada um dos seus convidados. Caso seja um casal que você tenha muito contato, dispensa-se o uso de "Senhor" e "Senhora", porém se for alguém mais distante e casado à formalidade pede o uso dos pronomes "Senhor" e "Senhora".
Para as demais, “Senhorita” e coisas como "Ilustríssimo", caíram de moda e devem ser abolidos.
Se você tiver um convidado mais intimo e deseja colocar algum apelido já usado para o tratamento pessoal de vocês, utilize sem problemas! Além de ser algo bem personalizado a pessoa se sentirá mais à vontade com este gesto de carinho.

E para as pessoas solteiras? Devo colocar o nome do acompanhante?
Se você conhece o acompanhante, sim. Do contrário, coloque o nome da pessoa a qual você possui proximidade. Em caso de convites individuais para recepção, coloque dois convites. A pessoa entenderá que o convite é extensivo ao seu acompanhante.
Uma dica: de forma alguma, encaminhe o convite para uma pessoa que namore e informe a ela que este outro convite é para aquele amigo, amiga ou irmão que você também conhece. É SUPER deselegante. Lembre-se que você concedeu a liberdade do seu convidado de levar um acompanhante, ele quem deverá escolher quem o acompanhará, e não você. Caso você conheça alguém em comum com esta pessoa e deseja sua presença, o convite deverá ser encaminhado diretamente a esta pessoa.

Posso etiquetar meu convite?
Nãoooooooooo! De forma alguma! Convites foram feitos para serem caligrafados.

Posso mandar por correio?
Não é elegante. Porém se não tiver outro jeito, faça primeiramente uma comunicação mais próxima com a pessoa, que seja via telefone, e a informe sobre o envio.

Posso encaminhar via e-mail? 
De forma alguma! Casamentos e 15 anos, pedem formalidade.























Nenhum comentário:

Postar um comentário