15 abril 2013

Dicas para Bodas. Um charme a cada ano!

Dia de postagem, que delícia! Passei o final de semana descansando e pensando em que eu falaria hoje. Então, lembrei que me pediram para falar sobre comemoração de Bodas. Eu já tinha ADORADO a ideia, então garimpei na internet várias coisinhas para ajudar quem está organizando um evento como este.

Apenas para conhecimento, a palavra Bodas vem do latim votum, que significa promessa. As principais Bodas são de 01 ano - Bodas de Papel, de 25 anos - Bodas de Prata, de 50 anos - Bodas de Ouro e de 60 anos - Bodas de Diamante.

Por onde começar? 

Assim como todo evento, primeiramente defina o que será feito.
Após pensar em quais serão os eventos a serem realizados, pense na dimensão dele. Quantas pessoas convidar? Este é um item primordial para quem irá realizar qualquer tipo de evento.

Como comemorar?

A dica é não deixar que a data passe em branco. Para os casais que estão nas primeiras comemorações, vale uma celebração em família ou a dois. Pense em algo temático.
Bodas de Papel? Faça a decoração toda em origami. Fica um charme! Vai comemorar 4 anos, Bodas de Frutas? Faça uma mesa com várias frutas ou se não quer investir muito, mande uma cesta para o maridão e acrescente outros itens. Ele vai amar!
Para os casais que irão comemorar as Bodas mais tradicionais, como a de Prata, Ouro e Diamante, vale pensar em uma cerimônia religiosa, mas isso vai depender da tradição familiar.

Convite para Bodas: Devo enviar? Como proceder?

Isso vai depender da comemoração. Se a ocasião for mais formal, ela vai pedir um convite, do contrário um e-mail ou telefonema já resolvem a situação.
Para comemoração como a de Boda de Prata, Ouro e Diamante, a utilização do convite impresso é necessária. Vale lembrar que o círculo de amizades do casal, em sua grande maioria, são pessoas mais velhas e ainda acostumadas com formalidades.
Caso o casal tenha filhos, no convite quem deve convidar são eles. Para isso, pode-se utilizar primeiramente o nome das filhas, seguido dos filhos ou utilizar a ordem dos mais velhos para os mais novos. Por último, coloca-se o sobrenome da família.
O estilo do convite vai depender do tipo de comemoração. Se você quer investir, procure empresas especializadas em convites, mas se quer algo mais simples, faça você mesmo.
Para as Bodas de Ouro e Prata, busque personalizar com as cores, assim dará um toque todo especial ao seu convite.
Quanto ao prazo para envio, em torno de 3 semanas a um mês de antecedência ao evento.


Inspiração convite Bodas de Ouro.

Inspiração para convite de Bodas de Papel.
Inspiração para convite de Bodas de Diamante.

O que devo servir?

O que servir deve ser estipulado de acordo com o orçamento. Caso a recepção aconteça em casa, um prato único em um jantar pode facilitar a vida.
Para uma Boda de Papel, uma boa dica é um rodízio de pizza, é uma delícia e super descontraído. Para Bodas mais formais, se o orçamento estiver apertado, um jantar com variedade de três massas e molhos cai super bem.
Para quem quer um cardápio mais sofisticado o indicado é de uma ou duas saladas, uma massa com molho, um peixe, uma carne, dois acompanhamentos, dois tipos de sobremesas, frutas, bombons e o bolo.
Para beber, sirva: água mineral, em média de 150 ml por convidado, refrigerantes, em média 400 ml, isso se outra bebida do mesmo gênero for servida e 600 ml se esta for a única opção. Para bebidas alcoólicas, uma garrafa de cerveja de 600 ml a cada 2 convidados, para espumantes calcule 1 garrada a cada 3 convidados e para whisky 1 caixa com 12 a cada 100 convidados.

- Estas quantidades podem variar de acordo com o perfil do seu convidado.

Inspiração para decoração:

A decoração vai variar de acordo com o tema e do orçamento.
Nesta hora vale buscar dicas de decoração de chá de panela, casamentos, noivados, tem tudo a ver com o momento!
Utilize de porta retratos, corações. . . Para Bodas de Prata, Ouro e Diamante monte uma linha do tempo do casal, sem dúvida ficará um charme!

Vejam abaixo algumas inspirações:


Inspiração para Bodas de Papel: aqui no Blog já ensinamos a fazer
estes corações!

Olha que inspiração linda para Bodas de Papel! Tudo feito
 com papel em formas diferentes.


Inspiração para Bodas: Uma laço chanel fica chique e lindo
na mesa.
Inspiração para Bodas: Olha que mesa linda, apenas com
velas e pétalas!

Inspiração para Bodas de Ouro - olha que charme para mesa dos
convidados. Faça com purpurina e gaste super pouco!
Serve ainda como inspiração para Bodas de Prata


Lembrancinhas:

Esta ocasião também pede lembrancinha aos seus convidados. Existem várias coisinhas que podem ser aproveitadas para esta data. Entre elas o Bem Casado. O Bem Casado é tradição nos casamentos e também pode ser levado para a comemoração de Bodas. O que acha de mudar o nome para "Sempre Casados"? 
Separei abaixo algumas inspirações. 
Mini terços são ótimas lembranças para ocasião.
Toalhinhas como esta são ótimas lembrancinhas e
ficam para sempre.
Os aromatizadores são ótimas lembrancinhas para ocasião.
Olha que lindo este Bem Casado para Bodas de Diamante. 
Caixinhas personalizadas com a cor da Boda, também é um
charme como lembrança.

Espero que tenham gostado da dica de hoje!

E para quem ainda não curtiu nossa página no Face, curta e acompanhe as novidades em primeira mão:
http://www.facebook.com/pages/Tudo-para-o-seu-Evento/159500910880348


Beijosssss! 

9 comentários:

  1. Adorei encontrar este blog, tirou algumas dúvidas minhas. Meus pais farão 60 anos de casados em 2014 e estamos, eu e meus irmãos, nos organizando para a comemoração desta data e que provavelmente será um jantar. Gostaria de saber qual é a cor ideal para Bodas de diamante. É dourada, prateada ou outra cor? Ficarei muito agradecida com a sua resposta. Obrigada. Abçs

    ResponderExcluir
  2. Olá Elzida, primeiramente gostaria de agradecê-la por prestigiar o Blog. Fiquei muito feliz em saber que ele foi útil às suas necessidades.
    Em relação a sua dúvida, eu apostaria em cores luxuosas, como pede a ocasião. Neste caso, um dourado cairá muito bem. Para não cair na ideia das Bodas de Ouro, sugiro que você case a cor com algum outro tom, por exemplo, um verde menta, verde esmeralda ou um azul turquesa. Tenho certeza que estas combinações ficarão lindas para a data.
    Caso tenha mais alguma dúvida e ou sugestão, estou à disposição!
    Continue nos acompanhando!
    Abraços e novamente, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, adorei sua sugestão.
    Agradeço o carinho e a atenção. Tudo de bom e até a próxima festa.
    Abraços

    Ezilda Maria

    ResponderExcluir
  4. Que ótimo Ezilda! Fico feliz que tenha ajudado. Estou sempre à disposição.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oii Aline, adorei o Blog, super fofo e muito útil :D Só queria uma sugestão para minha Bodas de Papel, queria fazer algo só pra nós dois, alguma coisa mais romântica. O que poderia servir pra ele? Faço alguma decoração mesmo que seja só eu e ele?...

    Abraços,
    Até mais..

    Carol

    ResponderExcluir
  6. Olá Cáh! Que felicidade em receber seu recadinho! Que bom que gostou do nosso Blog. Ele está sofrendo algumas alterações. Se der algum probleminha, peço desculpas. Em breve ele estará 100%!

    Em relação a sua dúvida, vou até preparar um post sobre o tema. Adorei!

    Eu acho que como as bodas são de papel, você pode colocar a mão na massa.

    Para decoração, por exemplo, faça uma cortina de coração de papel (http://tudoparaomeuevento.blogspot.com.br/2013/05/diy-guirlanda-de-coracao-3d.html). Faça o jantar preferido dele, a luz de velas, um bolo com uma velinha de um ano e toque a música mais especial do dia do casamento. Para completar o tema, que tal fazer um álbum cheio de declarações e fotos destes 365 dias vividos a dois? Tudo feito por você!

    Acho que ele vai amar! Depois nos conte como foi!

    Espero tê-la ajudado! Beijos e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Aline.. Obrigada por responder, me ajudou muito... voltei pra contar rsrs :D
      Fiz uma massa (Lasanha com molho branco e bolonhesa) um mix de saladas e ao invés do bolo, fiz uma torta de sonho de valsa (que ele adoraa) um bom vinho, velas e claro as músicas (selecionei as melhores do nosso casamento, como você sugeriu). Não tive tempo de fazer o álbum, então escrevi uma carta, com uma bela declaração e coloquei no meio de um cartão que fiz com nossa foto. Ele adorou tudo... ah depois te mando as fotos pelo face (estou te seguindo *-*) beijos e até mais...

      P.s. boa ideia sobre fazer um post, acho que irá ajudar muitas :) quero ver depois...

      Excluir
  7. Cah! Adorei você ter voltado para nos contar!
    A torta de sonho de valsa...huuuum.. arrasou!! Adorei e já quero casar e completar 01 ano para fazer várias surpresinhas..rs

    Em breve vou fazer o post, como sua sugestão!

    Obrigada por nos seguir e continue sempre por aqui, tá?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas em Outubro estaremos comemorando nossos 25 anos de casados...então agora é mãos na massa .... bjos

    ResponderExcluir