17 abril 2013

Xiiiiii as daminhas cresceram - Damas de honra adultas!


Atualmente, muitos casamentos estão fugindo das tradições e a personalidade dos noivos é cada vez mais estampada em cada detalhe no“momento do sim”.

A tradição de damas de honra adultas é super comum nos EUA e aqui no Brasil, apesar de algumas noivas ainda preferirem as daminhas crianças, a prática vem ganhando espaço nos casamentos.

Apenas a título de curiosidade, a dama de honra é uma antiga prática que vem do antigo Império Romano. Naquele tempo, as jovens se vestiam igual à noiva para confundir os maus espíritos, evitando qualquer tipo de mau olhado para o novo casal.

Os motivos que levam as noivas a escolherem as damas de honra adulta são diversos, seja por falta de opção de alguma criança em idade adequada ou por ter que escolher, entre inúmeras amigas, apenas algumas madrinhas. Por isso, muitas vezes optar pela dama de honra adulta é uma forma de ter por perto aquela amiga super especial e deixar o posto de madrinha para parentes. Além disso, é normal presenciarmos daminhas crianças que choram e se negam a entrar. Enfim, o que era para ser lindo, fica feio e o charme passa longe do altar!

Quando falamos deste assunto, seria impossível esquecer a dama de honra mais famosa dos últimos tempos, Pippa Middleton, no casamento de Kate Middleton e Príncipe William, em abril de 2011. Pippa usou um modelo super elegante criado por Sarah Burton e chamou a atenção de todos com sua elegância ao desempenhar o papel de “bridesmaid” (dama de honra ou servindo à noiva) no casamento da irmã.



E o que vestir? Fica com a noiva esta decisão. Claro que ela tem que ter o bom senso de escolher um modelo que todas as suas damas se sintam à vontade. Nos EUA a noiva é quem, geralmente, paga pelo vestido de suas damas. É muito válido levar isso em consideração e conversar abertamente sobre isso com as escolhidas.
Tradicionalmente escolhem-se vestidos iguais e o bouquet sendo uma versão menor do que o da noiva. Entretanto, como regras foram feitas para serem quebradas, pode-se optar por vestidos iguais de cores diferentes, ou vestidos iguais em tons de cores diferentes (degradè), ou ainda, vestidos de modelos diferentes com cores iguais ou deixar tudo por conta da escolha das damas. Particularmente, prefiro as coisas mais harmoniosas, por isso acho que toda combinação é válida.

A mesma regra vale para maquiagem e penteados. A noiva não pode e não deve se esquecer do estilo de cada uma de suas damas. Respeitar isso é importantíssimo para que a beleza do casamento também esteja na felicidade que suas damas terão em desempenharem um papel tão importante.

Abaixo separei algumas imagens para servirem de inspiração. E ai, que tal aderir a esta tendência?

As damas utilizaram o mesmo tom, o mesmo tecido e em modelos
diferentes.
Um tom super harmonioso com o branco da noiva.
Amei a foto, amei a cor! Harmonia . . . 
Para as noivas que não querem um tom mais claro, abuse
em tons fortes. Olha que lindo!

Vestidos iguais e em tons claros. Lindo!





Há! E quem quiser ficar pro dentro de mais novidades, não deixe de curtir a nossa página no Facebook:http://www.facebook.com/pages/Tudo-para-o-seu-Evento/159500910880348

Beijos!





12 comentários:

  1. Amei essas fotos , já pensava em me casar com Damas Adultas depois de ler a História e ver as fotos fiquei ainda mais amimada para o meu casamento ..Beijoss vc está de Parabéns lindo o seu trabalho .. Sucesso

    ResponderExcluir
  2. Oi Natalia, que coisa boa receber o seu recadinho! Eu também sou suspeita para falar de damas adultas, eu AMO!
    Espero que seu casamento seja um sucesso e se quiser nos sugerir alguma postagem, fique à vontade!
    Obrigada pelo carinho e continue nos prestigiando! Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. E o que fazer quando se tem as damas adultas e as daminhas crianças?

    ResponderExcluir
  4. Olá Amanda, obrigada pelo seu comentário.
    Então, em minha opinião não existe problema nenhum!
    Mês que vem, por exemplo, farei um casamento onde teremos uma daminha criança e a avó como porta-aliança. Neste caso, colocarei a daminha à frente e a avó vindo logo atrás.
    O mais importante é que o cortejo não seja tão logo, com muitas pessoas, pois assim não cansa quem está como convidado.
    Espero tê-la ajudado! Beijos e continue acompanhando nosso Blog.

    ResponderExcluir
  5. oLÁ! Fui convidada para ser dama de hhonra de uma pessoa muito querida, mas pelo que entendi , terá as madrinha e eu serei a única dama de honra... Fica legal assim ou é muita informação? Nos ajude. abtaço amei o blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá Nani, primeiramente obrigada por prestigiar o Blog.

    Em relação a sua dúvida, como você será a única dama, seria legal se vocês "justificassem" a sua entrada com algo especial. Seja levando as alianças, uma biblia ou alguma outra coisa. Assim não ficará destoante em relação a todo o cortejo. Se a noiva quiser colocar mais uma dama adulta, seria o ideal.
    Vale lembrar que a única que merece todo o destaque neste dia, é a noiva. Por isso, não acho legal a dama adulta entrando sozinha. Mas isso cabe a opinião de cada um, viu?

    Espero tê-la ajudado e continue acessando a nossa página!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá Alline, gostaria que minha irmã de 13 anos entrasse como minha dama de honra com as alianças. Mas estou em dúvida porque ela é alta. Me de uma luz por favor =D

    ResponderExcluir
  8. Olá Andressa, primeiramente obrigada por prestigiar nosso Blog.

    Em relação a sua dúvida, em minha opinião, você pode e deve colocar sua irmã.

    Minha sugestão é que você não a coloque com um vestido nem tão sério, nem tão infantil. Desta forma, não ficará destoante com a idade e altura dela. Eu optaria por um vestido bem leve, em caimento reto, em tom de rosa ou azul clarinho. Quanto ao penteado, veja o que mais combina com o rostinho dela. Tenho certeza que vai arrasar!

    Continue nos seguindo e se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição! Espero tê-la ajudado!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada, Aline!
    Me ajudou muito!
    Beijos =D

    ResponderExcluir
  10. Olá, Aline, td bem? preciso de sua luz...Eu tenho 45 anos,há dezesseis anos vivo junto, e agora decidimos nos casar...e queremos nos casar com tudo que temos direito,na igreja e com todo o encanto do casamento religioso..agora o problema é temos duas filhas uma de doze anos e outra de 07 anos,e tenho dois filhos rapazes do meu primeiro casamento. Agora me diga onde coloco esse povo todo na minha cerimonia? pois todos querem ser alguma coisa !!! q faço?? se ate minhas amigas querem ser as damas do meu casamento??me ajude por favor...bjus.

    ResponderExcluir
  11. Olá, no caso de damas de honra e padrinhos e madrinhas, é possível? E como seria a entrada deles e a colocação no altar?

    Adoro seu blog, vou me casar o ano que vem e está sendo de grande valia.

    Obrigada.

    ResponderExcluir